Doçaria Conventual

Do Mosteiro de Lorvão saíram receitas que ainda hoje marcam a doçaria regional e conventual portuguesa.

 Súplicas

As súplicas são umas deliciosas bolachas de origem conventual, que se caracterizam por ser estaladiças por fora e fofinhas por dentro. 

www.docesregionais.com/suplicas/suplicas

Bolo Podre de Lorvão

O bolo podre é uma referência na doçaria tradicional portuguesa. Existem diversas variantes, algumas delas de origem conventual, como é o caso da receita que aqui se apresenta.

www.docesregionais.com/bolo-podre-de-lorvao

Doce de Laranja

Este doce conventual de laranja, é uma receita que teve origem no Mosteiro de Lorvão, na Vila de Lorvão, Município de Penacova. Na sua composição há somente ovos, sumo de laranja e açúcar.

www.docesregionais.com/doce-de-laranja-do-mosteiro-do-lorvao

Bolo de Bispo

Este bolo é uma referência da doçaria regional do Lorvão, sendo mais uma deliciosa herança do Mosteiro de Lorvão.

O bolo do bispo é feito à base de amêndoas, gemas e açúcar, levando ainda raspa de limão e canela.

www.docesregionais.com/bolo-de-bispo-lorvao

Morgados

Tal como os morgados do Algarve, estes doces, com origem no Mosteiro de Lorvão, são capazes de nos arrebatar pela envolvência de sabores e aspeto delicado.Feitos com uma pasta de amêndoa que conta com uma generosa quantidade de gemas e açúcar, como é comum nos doces conventuais, os morgados do Lorvão são recheados com um doce de chila e ovos, sendo decorados com fios de ovos.

www.docesregionais.com/morgados-do-mosteiro-do-lorvao

Nevadas 

Estas delícias conventuais consistem em pequenos bolos com uma base de massa, recheados com doce de ovos e cobertos com uma fina película de açúcar branco, a lembrar a neve - aspeto que estwww.docesregionais.com/bolo-das-infantasá relacionado com a sua designação atual.

www.docesregionais.com/nevadas-palermos-cobertos

Derriços

Estes bolos, tal como os Melindres e as Súplicas, entre outros, são doces que se incluem na lista de receitas mais simples criadas no Mosteiro de Lorvão. 

www.docesregionais.com/derricos

Manjar Divino

Nesta receita entram os ingredientes recorrentes na doçaria conventual, como o açúcar, a amêndoa e os ovos. Além destes, o manjar divino tem o pão como um dos ingredientes de referência, sendo que o doce se destaca pela grande quantidade de ovos utilizada na sua confeção.

www.docesregionais.com/manjar-divino

Arroz-doce

Se há doce tradicionalmente associado ao Natal e a ocasiões festivas, em Portugal, o arroz-doce é uma delas. Esta variante da receita é de origem conventual, tendo sido criada no Mosteiro de Lorvão.

www.docesregionais.com/arroz-doce-do-mosteiro-de-lorvao

Bolo das Infantas

Do Mosteiro de Lorvão chegaram até nós receitas únicas que marcam a doçaria desta região. Este bolo, verdadeiramente apetitoso, é um exemplo disso mesmo. Além da quantidade generosa de gemas e açúcar empregues, há a destacar a presença da canela e do limão que enriquecem a massa e tornam o bolo mais aromático.

www.docesregionais.com/bolo-das-infantas

Pasteis de Lorvão

Os pastéis do Lorvão são feitos à base de gemas e amêndoa moída. A textura destes pastéis, densos e húmidos, é idêntica à das queijadas.

Tradicionalmente, estes doces conventuais eram oferecidos pelas monjas a hóspedes e pessoas que visitavam o Mosteiro.

www.docesregionais.com/pasteis-do-lorvao-coimbra

Fatias do Conde

Esta receita é mais uma das doçuras únicas provenientes do Mosteiro de Lorvão, cujas freiras confecionavam verdadeiras iguarias para presentear ou homenagear alguém. 

www.docesregionais.com/fatias-do-conde

Melindres

Os melindres são uns bolinhos fritos, de origem conventual, provenientes do Mosteiro de Lorvão.

www.docesregionais.com/melindres-lorvao

Doce de Amêndoas

Feito somente com ovos, açúcar e amêndoas, este doce conventual, criado pelas mãos experientes das freiras do Mosteiro de Lorvão, é uma verdadeira tentação.  Este doce pode ser servido em qualquer ocasião, como sobremesa, mas é especialmente propício para uma ocasião festiva, como o Natal.

www.docesregionais.com/doce-de-amendoas-do-mosteiro-do-lorvao

Lampreia Doce

Em Portugal, a lampreia doce, ou lampreia de ovos, é uma sobremesa tradicional no Natal e na Páscoa. A receita que aqui se apresenta dá origem a uma lampreia deliciosamente apetecível, sendo um dos doces finos criados pelas hábeis mãos das freiras do Mosteiro de Lorvão, na Vila de Lorvão, no Município de Penacova.           www.docesregionais.com/lampreia-doce-de-lorvao

Queijos do Céu

Esta deliciosa receita é feita, à semelhança dos queijinhos criados noutras regiões de Portugal, à base de amêndoa, ovos e açúcar; nesta receita entra ainda a chila. 

www.docesregionais.com/queijinhos-do-ceu-do-mosteiro-de-lorvao

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora