Doçaria Conventual
Do Mosteiro de Lorvão saíram receitas que ainda hoje marcam a doçaria regional e conventual portuguesa.
Súplicas
As súplicas são umas deliciosas bolachas de origem conventual, que se caracterizam por ser estaladiças por fora e fofinhas por dentro.
www.docesregionais.com/suplicas/suplicas
Bolo Podre de Lorvão
O bolo podre é uma referência na doçaria tradicional portuguesa. Existem diversas variantes, algumas delas de origem conventual, como é o caso da receita que aqui se apresenta.
Doce de Laranja
Este doce conventual de laranja, é uma receita que teve origem no Mosteiro de Lorvão, na Vila de Lorvão, Município de Penacova. Na sua composição há somente ovos, sumo de laranja e açúcar.
www.docesregionais.com/doce-de-laranja-do-mosteiro-do-lorvao
Bolo de Bispo
Este bolo é uma referência da doçaria regional do Lorvão, sendo mais uma deliciosa herança do Mosteiro de Lorvão.
O bolo do bispo é feito à base de amêndoas, gemas e açúcar, levando ainda raspa de limão e canela.
Morgados
Tal como os morgados do Algarve, estes doces, com origem no Mosteiro de Lorvão, são capazes de nos arrebatar pela envolvência de sabores e aspeto delicado.Feitos com uma pasta de amêndoa que conta com uma generosa quantidade de gemas e açúcar, como é comum nos doces conventuais, os morgados do Lorvão são recheados com um doce de chila e ovos, sendo decorados com fios de ovos.
Nevadas
Estas delícias conventuais consistem em pequenos bolos com uma base de massa, recheados com doce de ovos e cobertos com uma fina película de açúcar branco, a lembrar a neve - aspeto que estwww.docesregionais.com/bolo-das-infantasá relacionado com a sua designação atual.
Derriços
Estes bolos, tal como os Melindres e as Súplicas, entre outros, são doces que se incluem na lista de receitas mais simples criadas no Mosteiro de Lorvão.
Manjar Divino
Nesta receita entram os ingredientes recorrentes na doçaria conventual, como o açúcar, a amêndoa e os ovos. Além destes, o manjar divino tem o pão como um dos ingredientes de referência, sendo que o doce se destaca pela grande quantidade de ovos utilizada na sua confeção.
Arroz-doce
Se há doce tradicionalmente associado ao Natal e a ocasiões festivas, em Portugal, o arroz-doce é uma delas. Esta variante da receita é de origem conventual, tendo sido criada no Mosteiro de Lorvão.
Bolo das Infantas
Do Mosteiro de Lorvão chegaram até nós receitas únicas que marcam a doçaria desta região. Este bolo, verdadeiramente apetitoso, é um exemplo disso mesmo. Além da quantidade generosa de gemas e açúcar empregues, há a destacar a presença da canela e do limão que enriquecem a massa e tornam o bolo mais aromático.
Pasteis de Lorvão
Os pastéis do Lorvão são feitos à base de gemas e amêndoa moída. A textura destes pastéis, densos e húmidos, é idêntica à das queijadas.
Tradicionalmente, estes doces conventuais eram oferecidos pelas monjas a hóspedes e pessoas que visitavam o Mosteiro.
Fatias do Conde
Esta receita é mais uma das doçuras únicas provenientes do Mosteiro de Lorvão, cujas freiras confecionavam verdadeiras iguarias para presentear ou homenagear alguém.
Melindres
Os melindres são uns bolinhos fritos, de origem conventual, provenientes do Mosteiro de Lorvão.
Doce de Amêndoas
Feito somente com ovos, açúcar e amêndoas, este doce conventual, criado pelas mãos experientes das freiras do Mosteiro de Lorvão, é uma verdadeira tentação. Este doce pode ser servido em qualquer ocasião, como sobremesa, mas é especialmente propício para uma ocasião festiva, como o Natal.
www.docesregionais.com/doce-de-amendoas-do-mosteiro-do-lorvao
Lampreia Doce
Em Portugal, a lampreia doce, ou lampreia de ovos, é uma sobremesa tradicional no Natal e na Páscoa. A receita que aqui se apresenta dá origem a uma lampreia deliciosamente apetecível, sendo um dos doces finos criados pelas hábeis mãos das freiras do Mosteiro de Lorvão, na Vila de Lorvão, no Município de Penacova. www.docesregionais.com/lampreia-doce-de-lorvao
Queijos do Céu
Esta deliciosa receita é feita, à semelhança dos queijinhos criados noutras regiões de Portugal, à base de amêndoa, ovos e açúcar; nesta receita entra ainda a chila.
www.docesregionais.com/queijinhos-do-ceu-do-mosteiro-de-lorvao